
O Codex 632
Baseado em documentos históricos genuínos, o novo romance de José Rodrigues dos Santos transporta-nos numa surpreendente viagem pelo tempo, uma aventura repleta de enigmas e mitos, segredos encobertos e pistas misteriosas, aparências enganadoras e factos silenciados, um autêntico jogo de espelhos onde a ilusão disfarça o real para dissimular a verdade. Uma obra admirável que não se consegue parar de ler!
Baseado em documentos históricos genuínos, o novo romance de José Rodrigues dos Santos transporta-nos numa surpreendente viagem pelo tempo, uma aventura repleta de enigmas e mitos, segredos encobertos e pistas misteriosas, aparências enganadoras e factos silenciados, um autêntico jogo de espelhos onde a ilusão disfarça o real para dissimular a verdade. Uma obra admirável que não se consegue parar de ler!
"O Codex 632 está nos autocarros, nos cafés, nos centros comerciais, nos estádios de futebol - está em todo o lado. O país segue as aventuras de Tomás, o académico que se depara com um segredo protegido ao longo dos séculos: a verdadeira identidade de Cristóvão Colombo".
"No mundo da erudição histórica, o mistério que envolve o descobridor da América e as suas verdadeiras raízes permanece por resolver. O Codex 632 recorda-nos toda a investigação histórica que está ainda por realizar".
"Um romance perfeito para aqueles que gostam da combinação de mistério, personalidades históricas, enigmas e códigos, e línguas arcaicas a rodos".
"Era suposto ser como O Código Da Vinci, mas na realidade é melhor e mais interessante, uma vez que apresenta aos leitores mais provas do que especulações. A parte histórica do romance é espantosa e acessível. Impressionante".
"Uma trama cheia de suspense histórico, fluidamente escrita com humor e sabedoria (...) Uma história intrigante e bem estruturada que traz às luzes da ribalta uma velha controvérsia".
"Um romance muito digno de notícia sobre Colombo. Baseado em documentos históricos, narra a história de um inteligente especialista criptanalista que desvenda uma conspiração para manter a verdadeira identidade do grande navegador para sempre oculta da história".
"Este é um romance que lê com prazer (...) Quão maravilhoso é O Codex 632, o romance que fala sobre Colombo".
"Um livro que nos leva através de enigmas complexos, com uma trama que começou há séculos e tem lugar em todo o mundo; esta é uma viagem onde a verdadeira identidade do descobridor da América é posta em causa".
"O Codex 632 é um thriller muito intenso que passa por Lisboa, Brasil, Jerusalém, Sevilha e outros lugares da Península Ibérica, no rasto de um enigma disseminado ao longo dos séculos por alguém que, a fim de manter o poder, optou por esconder uma verdade incómoda".
"O autor convenceu-me. Cristóvão Colombo não era genovês. O romance explica-o com clareza e cita fontes históricas verídicas. Tem de ler isto".
"Jornalista de televisão em Portugal, dos Santos emprega a sua experiência em contar histórias numa intrigante exploração bizantina de códigos, culturas e Cristóvão Colombo. Não tanto um thriller browniano quanto um especulativo, este romance de estreia centra-se no seu protagonista imperfeito e na sua vertiginosa busca da verdade. Os leitores mais atraídos por factos académicos do que por conspirações globais deveriam devorar este romance. Um thriller histórico de pensamento inovador ancorado no seu herói, um homem de valores morais duvidosos tentando encontrar o seu verdadeiro norte".
"O Codex 632, um bestseller internacional recentemente traduzido do português, oferece um olhar bem fundamentado sobre Cristóvão Colombo - quem ele era realmente e por que manteve deliberadamente o seu passado em segredo. O autor José Rodrigues Dos Santos, jornalista e professor universitário em Lisboa, fascina o leitor com citações de documentos secretos apenas vistos por historiadores dedicados.
Semelhante a «O Código Da Vinci», o romance está envolto em intrigas, viagens internacionais e investigadores que não param por nada para desvendar a verdade. As cifras e os documentos antigos são divertidos".
"O romance faz um excelente trabalho forçando o leitor a questionar os seus próprios conhecimentos de história e tudo o mais que sempre tivemos assente como verdade. (...) Os segredos revelados neste romance podem levar-nos a questionar se tudo o resto que aceitamos como facto é realmente pura ficção. Podemos nunca desvendar os segredos do nosso passado, mas, com O Codex 632, parece que José Rodrigues dos Santos está a tentar fazê-lo".
"A ideia por detrás de O Codex 632 é convincente, que Cristóvão Colombo tinha uma identidade hoje desconhecida, um passado sombrio que ele queria desesperadamente manter escondido durante a sua vida, e que nunca se identificou com o nome de Colombo. Apoiado por documentação histórica, o livro torna estas teorias ainda mais apelativas. (...) Está a transbordar de dados e factos interessantes. Para aqueles que procuram uma obra de mistério histórico sobre um tema pouco explorado, O Codex 632 pode ser o livro indicado".
"Não há assassinatos, pouca profanação e apenas sugestões de sexo, mas o drama aumenta quando a personagem principal neste romance tenta desvendar uma questão com seis séculos: de onde veio Cristóvão Colombo? (...) Isto apelará àqueles que apreciaram O Código Da Vinci e a todos os que gostam de mistérios intrigantes e excêntricos: é uma grande história com um final digno de um êxito de bilheteira".
"José Rodrigues dos Santos (...) é um dos pesos pesados da literatura lusófona".












-
Março 14, 2023 Crítica O Codex 632 Shelf AwarenessShelf Awareness EUA "Portugal é justamente famoso por muitas coisas - castelos, praias, Fátima, língua romântica, exploração, fado, bacalhau, vinho do Porto, Cristóvão Colombo ... calma. Cristóvão Colombo? Nem por...
-
Março 14, 2023 Crítica O Codex 632 The Washington PostThe Washington Post EUA "O Codex 632, do jornalista e romancista português José Rodrigues dos Santos, centra-se no mistério que envolve as origens e a vida de Cristóvão Colombo. Como...